segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Maria Georgina Azevedo

A melhor professora do mundo

Havia qualidades que só compreendi alguns anos depois, o modo como nos tornava responsáveis, a atenção que conseguia dar a todos os alunos, ter sempre algo pessoal para dizer a cada um, a boa disposição, o modo como nos motivava para um trabalho ou projecto, a fé que tinha nas nossas capacidades.

Houve um dia que entrou na sala de aula e fez-nos esperar à porta durante um bocado. Nesse ano era a nossa directora de turma e tinha havido queixas dos outros professores. Durante algum tempo ouvimos bastante barulho. Quando entrámos as mesas estavam dispostas em U, tinha mudado sozinha todos os estiradores da sala, eram mesas altas e pesadas. Sentámo-nos e ela pediu que cada um contasse o que se passava com a turma. Já não me lembro do que foi dito, provavelmente faltávamos às aulas e devíamos dar respostas pouco civilizadas aos professores. Passado algum tempo vimos que ela estava a chorar, ficámos em silêncio e depois acho que todos choraram, já estávamos no secundário. Não me lembro de mais nada mas suponho que deixou de haver problemas com a turma.

Ainda guardo todos os apontamentos e fotocópias que nos deu. Quando me deparo com algum problema em sala de aula, penso como a professora Georgina o resolveria.

Na altura nunca nos passou pela cabeça. Há alguns anos um colega da altura enviou-me este recorte.


Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário